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PORTAL
TRANSPARÊNCIA
DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso da Prefeitura Municipal de Criciúma ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte lateral do site existe uma barra de acessibilidade onde se encontram atalhos de navegação padronizados, a opção para alterar o contraste, aumentar e diminuir fonte, ir para o mapa do site, ir para o VLibras e ter acesso ao Glossário. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Aqui você encontrará diversas informações pertinentes a administração pública municipal conforme preconiza a Lei de Acesso à Informação.
O objetivo de nosso Portal é permitir que o cidadão acesse todas as informações de forma simples, clara e dinâmica.
Gabinete do Prefeito e Vice-Prefeito
Procuradoria Geral do Município
Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon)
Secretaria Municipal da Fazenda
Diretoria de Desenvolvimento Econômico
Casa do Empreendedor
Diretoria da Receita Municipal
Diretoria de Planejamento Urbano
Secretaria Geral
Diretoria de Comunicação
Diretoria de Gestão de Pessoas
Diretoria de Licitações e Contratos
Diretoria de Patrimônio
Diretoria de Trânsito e Transporte
Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana
Diretoria de Planejamento Urbanístico
Diretoria Municipal de Meio Ambiente
Secretaria Municipal da Saúde
Secretaria Municipal da Educação
Secretaria Municipal da Assistência Social
Comitê de Governança
Diretoria de Tecnologia da Informação
Defesa Civil
Fundo de Saneamento Básico
Fundação Cultural de Criciúma
Funcação Municipal do Esporte
Anequêsselen é filha de Jair da Silva Fortunato e Marli Bitencourt Fortunato, casada com Izo Cadorin e mãe de Julia e Ísis. Advogada e gestora pública, é especialista em Direito Ambiental e pós-graduada em Educação Ambiental. Desde 2010, dedica-se à gestão pública em Criciúma, onde exerceu cargos de assessoria jurídica, presidiu a Fundação do Meio Ambiente (FAMCRI) e atuou como gestora do Fundo Municipal de Saneamento Básico (FUNSAB). À frente da FAMCRI, liderou iniciativas que colocaram Criciúma entre as quatro cidades amigas dos animais na América Latina e destacou-se pelas ações ambientais em Santa Catarina. No FUNSAB, contribuiu para que Criciúma alcançasse o primeiro lugar nacional na gestão de resíduos sólidos urbanos e distribuição de água potável em cidades com mais de 80 mil habitantes, além de conquistar o Prêmio Estadual de Melhores Práticas Municipais com o projeto ‘Jogue Limpo com a Cidade’. Agora, assumindo a Diretoria de Meio Ambiente, Anequêsselen aplicará sua vasta experiência para promover políticas ambientais inovadoras e sustentáveis em Criciúma.
DMACRI - Diretoria Municipal de Meio Ambiente: I - executar a Política Municipal de Meio Ambiente do Município de Criciúma, prevista na Lei Orgânica do Município - Capítulo VIII, artigos 143, 144, 145, 146, 147, fundamentada em modelo ecologicamente sustentável, economicamente viável e socialmente justo, bem como, realizar estudos e projetos para elaborá-la, aperfeiçoá-la, subsidiá-la e implementá-la; II - propor, fiscalizar e administrar as unidades de conservação, bem como, as áreas protegidas (APA`s, APP's) do Município e seus componentes, visando à proteção de mananciais, ecossistemas naturais, flora e fauna, recursos genéticos, e outros bens de interesse ambiental; III - sugerir ao Condema e acompanhar as propostas de criação de áreas de preservação permanente nas encostas e nascentes de rios e matas nativas, respeitada a legislação vigente; IV - estimular e contribuir para a recuperação da vegetação em áreas urbanas, objetivando especialmente a consecução de índices mínimos de cobertura vegetal; V - colaborar tecnicamente, sempre que possível, com os respectivos proprietários na conservação de áreas de vegetação declaradas de preservação permanente, assim como incentivar o desenvolvimento de jardins, plantas medicinais, hortas, pomares, matas e pequenos reflorestamentos; VI - fiscalizar, monitorar e controlar os padrões de qualidade ambiental relativos à poluição atmosférica, hídrica, acústica e visual, e a contaminação dos solos; VII - informar a população sobre os níveis de poluição, a qualidade do meio ambiente, a presença de substâncias potencialmente nocivas à saúde, no meio ambiente e nos alimentos, bem como, os resultados dos monitoramentos e auditorias, preservando, quando for o caso, o sigilo industrial e administrativo e evitando a concorrência desleal; VIII - promover periodicamente o inventário de espécies raras endêmicas e ameaçadas de extinção, cuja presença seja registrada no Município, estabelecendo medidas para a sua proteção; IX - garantir a proteção dos animais selvagens e domésticos; X - disciplinar e cadastrar as atividades dos setores produtivos que operem no Município, passíveis de poluição ou degradação ambiental. Parágrafo único. As demais competências da Diretoria do Meio Ambiente estão previstas na Lei Complementar nº 446/2021, podendo exercer outras que lhe forem atribuídas por lei ou Decreto.
Robinalva Ferreira possui 37 anos de experiência profissional. Iniciou sua carreira como professora de Educação Física, lecionando em diversas instituições. Atuou como coordenadora de ensino na Gered de Criciúma, hoje Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Por 13 anos, esteve à frente das atividades esportivas e de marketing da Sociedade Recreativa Mampituba. Na Unesc, foi professora de Organização e Administração Esportiva no curso de Educação Física, coordenadora do curso em dois mandatos e coordenadora de ensino da Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação. Também exerceu a função de assessora da Pró-Reitoria de Graduação e, por seis anos, foi pró-reitora de Graduação. Robinalva destacou-se nacionalmente como vice-presidente e presidente do Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Graduação (ForGrad), tornando-se a primeira representante de uma universidade comunitária a ocupar essa posição. No voluntariado, dedicou quase oito anos à Afasc, integrando o Conselho de Administração como vice-presidente e, posteriormente, como presidente.
A Fundação Municipal de Esportes tem por finalidade projetar e executar a política de esportes do Município de Criciúma, observando ainda: I. Fomento de práticas desportivas formais e não formais como direito de todos; II. Tratamento diferenciado para o Desporto Educacional, Desporto Comunitário e o Desporto de Alto Rendimento no Município; III. A proteção e o incentivo às manifestações desportivas de criação nacional; IV. O incentivo às competições esportivas regionais e locais; V. A prática de atividades desportivas pelos Munícipes, facilitando o acesso às áreas públicas destinadas à prática de esportes. VI. O desenvolvimento de práticas desportivas para pessoas portadoras de deficiência. VII. Conjugação de esforços do Poder Público e da comunidade para o desenvolvimento do esporte amador de Criciúma; VIII. Promoção de articulações entre entidades públicas e organizações da comunidade para a formulação e execução da política municipal de esportes; IX. Mobilizar a opinião pública no sentido da indispensável participação comunitária nos programas esportivos do Município; X. Propiciar a iniciação, formação, treinamento e aperfeiçoamento nas várias modalidades esportivas; XI. Privilegiar a execução da política de recreação, lazer e iniciação esportiva em favor das crianças e dos adolescentes, sobretudo de comunidades carentes, visando seu desenvolvimento psicomotor e sua integração social; XII. Mobilizar e incentivar adultos e idosos à prática desportiva e criar o Departamento de Medicina Desportiva para avaliação, controle e orientação.
Cristiane Uliana Zappelini, natural de Criciúma, é casada com Keller Zappelini e mãe de três filhos: Guilherme, Caio e Igor. Formada em Pedagogia e Artes Visuais, possui especialização em Tecnologias Aplicadas à Educação e é mestre em Educação. Sua trajetória na educação municipal é marcada pelo compromisso com o desenvolvimento do ensino público. Cristiane iniciou sua atuação no governo como coordenadora da Secretaria de Educação e, posteriormente, assumiu o cargo de secretária de Educação em um período desafiador durante a pandemia de Covid-19. Nesse contexto, liderou decisões estratégicas para garantir o retorno seguro das aulas presenciais, priorizando a segurança e o bem-estar dos estudantes. Após seu mandato como secretária, Cristiane atuou como coordenadora geral da Secretaria de Educação até março de 2024, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento das políticas educacionais do município.
A Fundação Cultural de Criciúma tem como principais finalidades: I. Incentivar, difundir, promover a prática e o desenvolvimento da atividade cultural e artística; II. Conservar, administrar e zelar o patrimônio cultural e artístico do Município de Criciúma; III. administrar, organizar, enriquecer e preservar o patrimônio dos seguintes órgãos: Arquivo Histórico Municipal Pedro Milanez, Biblioteca Pública Municipal Donatila Borba, Casa da Cultura Neusa Nunes Vieira, Galeria de Arte Contemporânea da Fundação Cultural de Criciúma, Memorial Casa do Agente Ferroviário Mário Ghisi, Memorial Dino Gorini, Mina Modelo Caetano Sonego e Museu Municipal Histórico e Geográfico Augusto Casagrande, além de outras instituições que vierem a ser criadas; IV. Manter escolas de arte e promover cursos nos diversos ramos da arte e da cultura, em todos os graus; V. Promover e patrocinar pesquisas nas áreas de arte e de cultura; VI. receber e conceder bolsas de estudos nas áreas de arte e cultura; VII. instituir e regulamentar o tombamento cultural, histórico e paisagístico no Município de Criciúma; VIII. Promover, incentivar e desenvolver o turismo no Município.
Douglas Nazario possui uma trajetória de 25 anos na comunicação regional e estadual. Formado em Comunicação Social pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Douglas é especialista em Gestão de Comunicação Corporativa pela UniSatc e em Gestão Estratégica Corporativa pela UniSenac. Além disso, atua como professor universitário na Escola de Comunicação Criativa da Unesc (EcoCria). Em sua carreira, Douglas dedicou 11 anos à RBSTV, afiliada da Rede Globo, e soma mais de uma década liderando a pasta de Comunicação nos governos do prefeito Clésio Salvaro. Atualmente, além de comandar a Comunicação e o Marketing do governo, exerce funções importantes como líder da Comissão de Atos e Eventos da Prefeitura e chefe de Protocolo e Cerimonial. Ciente da importância da comunicação no setor público, Douglas destaca o papel estratégico da área em conectar a administração municipal aos cidadãos, garantindo transparência, ampliando o acesso a serviços e fortalecendo a confiança da população na gestão pública.
A Diretoria Executiva de Comunicação tem por finalidade: I - coordenar, acompanhar e supervisionar as atividades relacionadas à Diretoria de Comunicação; II - formular e coordenar a política estratégica de comunicação geral, em diferentes mídias e plataformas, da Prefeitura Municipal de Criciúma; III - produzir, via assessoria de imprensa, conteúdos espontâneos dos setores e secretarias, focados em prestação de serviço e interesse público do Município de Criciúma, para mídias convencionais, digitais, eletrônicas e veículos de comunicação em geral; IV - coordenar e orientar as relações da prefeitura municipal e seus setores com as agências de publicidade e fornecedores, no que diz respeito aos investimentos públicos necessários na área de propaganda; V - providenciar a cobertura jornalística de atividades e atos de governo; VI - providenciar apoio a realização de atos e eventos de governo; VIII - antecipar, dentro do possível, temas que possam gerar conflitos e crises institucionais, e, preparar a gestão municipal de maneira adequada para explicar fatos e acontecimentos à população; VIII - organizar a clipagem e arquivos de conteúdo veiculados sobre o Município de Criciúma nos meios de comunicação e mídias sociais; VIII - exercer as competências previstas em lei ou Decreto, relacionadas às suas atividades.
Matheus é formado em Engenharia da Computação e Técnico em Informática pelo Centro Tecnológico e Universitário SATC. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor de Tecnologia da Informação no município de Criciúma, onde tem se destacado pela sua atuação na gestão de projetos. Com experiência em uma empresa de referência nacional nas áreas de Big Data, Analytics e Inteligência Artificial, Matheus possui um perfil inovador e tecnológico. Durante sua trajetória na Prefeitura de Criciúma, foi responsável por projetos de impacto, como a gestão documental, a implementação de lixeiras subterrâneas e a aquisição de veículos elétricos. Em 2023, teve participação destacada no reconhecimento nacional do case de sucesso “Implantação do Escritório de Gestão de Projetos (PMO)”, premiado durante o 1º Congresso Sul-Mato-Grossense das Cidades Digitais e Inteligentes. Matheus segue comprometido com a inovação e o desenvolvimento tecnológico, contribuindo para a modernização e eficiência da administração pública.
A Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação tem por finalidade: I - propor projetos de modernização administrativa, em conjunto com os demais órgãos da prefeitura, de modo a difundir novos métodos e sistemas de trabalho, objetivando a implementação de processos de melhoria contínua dos serviços prestados pela prefeitura à população; II - fixar normas e procedimentos para a gestão da operação de sistemas informatizados; III - realizar em conjunto com os demais órgãos da prefeitura, estudos sobre aquisição de novas tecnologias, envolvendo softwares, gerenciamento de rede e sistemas de comunicação de dados; IV - promover a segurança e a integridade dos dados e informações residentes nos sistemas informatizados da prefeitura; V - prestar suporte e assistência técnica aos usuários, com vistas à utilização eficaz dos recursos de TI disponíveis;
Maurício Guglielmi, nascido em 23 de março de 1994, é advogado, formado em Direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Possui MBA em Licitações e Contratos Administrativos pelo Instituto Brasil de Ensino e Consultoria – IBRA, de Minas Gerais. Com uma trajetória sólida na área de licitações e contratos administrativos desde 2017, atua como pregoeiro desde 2020. Em 2021, foi escolhido para o cargo de coordenador do Colegiado de Agentes de Contratação e Pregoeiros da AMREC – Associação dos Municípios da Região Carbonífera, exercendo o mandato por dois anos. Além disso, Maurício é membro da Comissão Executiva de Finanças do município, contribuindo de forma significativa para a gestão pública com sua expertise técnica e experiência prática. Com dedicação e competência, Maurício Guglielmi assume um papel estratégico para fortalecer a transparência, a eficiência e a legalidade nos processos administrativos e de contratação.
A Diretoria Executiva de Licitações e Contratos tem por finalidade: I - coordenar as atividades de Licitações, Compras e Contratos no Município; II - planejar e gerenciar os processos de compras e contratações, em conjunto com as Secretarias, Diretorias, Fundos, Fundações do Município; III - orientar e dar suporte operacional aos procedimentos de compras e contratações; IV - orientar e padronizar os procedimentos de aquisição de materiais e contratação de serviços; V - coordenar as ações que envolvam os procedimentos de requisições de materiais, via registro de preços, consolidando informações, com a finalidade de gerar os processos de aquisições centralizados; VI - informar aos setores relacionados os procedimentos de compras e contratações a respeito das atualizações normativas, como Leis, Decretos, Portarias, Acórdãos, Instruções, Normativas entre outras, bem como orientá-los; VII - acompanhar a publicidade e transparência dos processos de compras, contratos e demais documentos necessários; VIII - executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas pela Secretaria de Administração.
Frank Bez Fontana da Silva é advogado e presidente da Comissão de Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Criciúma. Desde 2017, desempenhou funções em diversos setores da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), adquirindo ampla experiência na área. Pós-graduado em Direito Penal e Processo Criminal, com especialização em Direito de Trânsito, destaca-se por sua capacidade de gestão, liderança, comunicação eficaz e habilidade para resolução de problemas.
A Diretoria Executiva de Trânsito e Transporte tem por finalidade: I - fiscalizar as ações de trânsito e transporte urbano rodoviário no âmbito do Município de Criciúma; II - planejar, executar e acompanhar as ações do Município relativo à segurança dos bens, serviços e instalações, transporte e trânsito, buscando proporcionar segurança com urbanidade e cidadania, controle do trânsito em todas as modalidades, estacionamentos, movimentação de cargas e circulação de pessoas e veículos, motorizados ou não, em todo o território do Município de Criciúma; III - assistir, com urbanidade, os transeuntes em seus deslocamentos em vias públicas; IV - prestar apoio de trânsito e transporte, orientando nos períodos de maior movimentação e aglomeração de pessoas e veículos; V - mediar, com urbanidade, os conflitos e gerenciar as crises oriundas de problemas de trânsito e transporte de pessoas e atividades afins; VI - praticar todos os atos inerentes às atividades de fiscalização, dentre as quais notificar e autuar, administrativamente, as pessoas e veículos que cometam irregularidades de trânsito; VII - cumprir e fazer cumprir as determinações oriundas da legislação vigente no que tange às leis de trânsito (Código de Trânsito Brasileiro) e sua regulamentação; VIII - praticar a gestão operacional dos terminais urbanos, rodoviários, e o mobiliário a estes pertencentes, a fiscalização das operações de embarque e desembarque do Terminal Rodoviário, de acordo com a legislação municipal, estadual e federal vigentes; IX - implantar mecanismos permanentes de informação sobre os serviços prestados para facilitar aos usuários e à comunidade o acesso a esses; X - arbitrar conflitos entre operadores e usuários. XI - exercer outras competências que forem previstas em lei ou Decreto.
João Batista Belloli, mais conhecido como Tita Belloli, nasceu em Criciúma. É casado com Liziane Bittencourt da Silva Belloli e pai de duas filhas, Isabela e Maria Luiza. Filho de Joaquim Belloli e Nair Lacerda Belloli, Tita é graduado em Administração, com especialização em Mobilidade e Trânsito. Com uma carreira dedicada ao serviço público, trabalhou por 15 anos na Ciretran de Criciúma. Sua paixão pelo serviço público o levou a ingressar na política, sendo eleito vereador por dois mandatos e assumindo a presidência do Legislativo em 2020. Durante sua atuação na Câmara Municipal, Tita foi responsável por importantes iniciativas, como a implementação do serviço aeromédico e a criação do ambulatório de fibromialgia na Unesc. Além disso, desempenhou um papel relevante como secretário de Infraestrutura, participando de projetos de grande importância para a cidade, como o Binário da Santos Dumont, a revitalização da Praça do Congresso e a construção do Mirante Municipal Realdo Santos Guglielmi.
A Secretaria-Geral é uma unidade administrativa ligada à organização do Gabinete do Prefeito, que tem como finalidade prestar assessoramento direto e fornecer apoio administrativo ao Prefeito Municipal. Sendo que qualquer ação que tem como destino o Gabinete do Prefeito deve ser analisada pelo Secretário-geral, que dá sobre o tema sua ciência e parecer. Dessa forma, além de dar os andamentos aos requerimentos realizados ao Gabinete tanto fisicamente como pelo Protocolo Online e atendimento externo/interno, a Secretaria-Geral também possui suas atividades administrativas, como por exemplo: 1. Auxiliar na elaboração de Portarias, Decretos, Comunicados, Memorandos Circulares, Ofícios, Processos Administrativos, Processos Administrativos Disciplinares e Processos de Sindicância ligados a pasta e as suas finalizações com as assinaturas, sejam digitais ou físicas. 2. Encaminhamento, e acompanhamento de Projetos de Lei, requerimentos e indicações da Câmara de Vereadores de Criciúma; 3. Acompanhamento de requerimentos, recomendações, respostas e demais documentos relacionados ao Ministério Público.
Natural de Criciúma, Deivid nasceu em 31/05/1993 e é filho de Vanderlei Floriano e Márcia de Freitas Floriano. Graduado em Odontologia pela Unesc, com especialização em Saúde Pública pela Unicamp, também obteve mestrado em Saúde Coletiva pela Unesc. Durante o governo de Criciúma, Deivid atuou como gerente de saúde bucal, contribuindo para a melhoria e modernização da odontologia no município. Com o apoio da Administração Municipal, conseguiu implementar novas especialidades odontológicas no centro de especialidades, como ortodontia preventiva e tratamento de dores orofaciais pelo SUS, serviços oferecidos em apenas dois municípios além de Criciúma no estado. Deivid já foi diretor geral da Secretaria de Saúde e atualmente ocupa o cargo de secretário de saúde do município de Criciúma.
A Secretaria Municipal de Saúde tem por finalidade planejar, organizar, dirigir, coordenar, executar, controlar e avaliar as ações setoriais a cargo do Município relativas à prevenção, à preservação e à recuperação da saúde da população, competindo-lhe: I - formular e coordenar a política estadual de saúde e supervisionar sua execução nas instituições que integram sua área de competência; II - formular planos e programas em sua área de competência, observadas as determinações governamentais, em articulação com o Comitê de Governança; III - gerenciar, coordenar, controlar e avaliar o Sistema Único de Saúde no Município; IV - participar da formulação e coordenar a execução da política do Sistema Único de Saúde no Município; V - promover a descentralização dos serviços e ações de saúde; VI - acompanhar, controlar e avaliar as redes hierarquizadas do Sistema Único de Saúde no Município; VII - coordenar e, em caráter complementar, executar ações e serviços de vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, alimentação, nutrição e saúde do trabalhador; VIII - participar, com órgãos afins, do controle dos agravos ao meio ambiente, que tenham repercussão na saúde humana; IX - coparticipar da formulação da política de saneamento básico; X - participar das ações de controle e avaliação das condições e do ambiente do trabalho; XI - formular, executar, acompanhar e avaliar, em caráter suplementar, a política de insumos e equipamentos para saúde; XII - coordenar as redes assistenciais de saúde nos âmbitos microrregional, macrorregional e estadual; XIII - coordenar a rede municipal de laboratórios de saúde pública e hemocentros e gerir as unidades que a integram; XIV - estabelecer normas, em caráter suplementar, para o controle e a avaliação das ações e serviços de saúde da rede pública municipal; XV - formular normas e estabelecer padrões, em caráter suplementar, de procedimentos de controle de qualidade para produtos e substâncias de consumo humano; XVI - promover a formação e o aperfeiçoamento dos profissionais da área de saúde; XVII - exercer atividades correlatas e outras competências previstas em lei ou Decreto.
Marluci Freitas Bitencourt Vitali é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), onde também concluiu MBA em Controladoria Estratégica. Possui, ainda, especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Sua trajetória inclui experiência na docência, tendo atuado como professora universitária no curso de Ciências Contábeis da Unesc entre 2012 e 2018, período em que também integrou o Núcleo de Empreendedorismo da universidade. Marluci acumula ampla vivência em gestão pública. Foi secretária de Administração e Finanças da Prefeitura de Maracajá de 2017 a 2020 e coordenadora administrativa-financeira da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) entre 2021 e 2024. Na Prefeitura de Criciúma, atuou como assessora do Comitê Gestor durante a implementação do Planejamento Estratégico voltado para resultados. Além disso, colaborou em outras administrações municipais, consolidando sua experiência em gestão pública e finanças.
A Secretaria Municipal da Fazenda tem por finalidade planejar, organizar, dirigir, coordenar, executar, controlar e avaliar as ações setoriais a cargo do Município, competindo-lhe: I - controlar e avaliar as políticas tributária e fiscal e a gestão dos recursos financeiros; II - responsabilizar-se pela implementação das políticas tributária e fiscal; III - controlar e administrar os recursos financeiros necessários à consecução dos objetivos da administração pública municipal; IV - promover o fomento da indústria, do comércio, dos serviços, do artesanato e do cooperativismo; V - celebrar contratos, convênios, acordos ou ajustes com órgãos e entidades afins, visando ao desenvolvimento dos setores relacionados à atividade finalística da Secretaria; VI - promover levantamentos e estudos que subsidiem a formulação de programas para o desenvolvimento dos setores relacionados à atividade finalística da Secretaria e manter cadastros e bancos de dados relativos aos temas de interesse da Secretaria; VII - subsidiar a formulação e promover a execução, o controle, o acompanhamento e a avaliação das políticas tributária e fiscal do Município; VIII - gerir o sistema tributário municipal para garantir a efetivação do potencial contributivo da economia e assegurar o controle da arrecadação tributária; IX - promover a gestão dos recursos financeiros e o efetivo controle dos gastos públicos para viabilizar a execução financeira das políticas governamentais; X - propor anteprojetos de lei tributária municipal, assegurar a correta interpretação e aplicação da legislação tributária e promover a conscientização do significado social do tributo; XI - gerir o processo de arrecadação dos tributos municipais por meio do acompanhamento, da apuração, da análise e do controle da integralidade de seus produtos; XII - promover o registro e o controle administrativo das atividades econômicas sujeitas a tributação; XIII - exercer o controle das atividades econômicas, na forma da legislação tributária e fiscal, para assegurar a compatibilidade entre a real capacidade contributiva da economia e a receita efetiva; XIV - formalizar e exercer o controle do crédito tributário e dos procedimentos relacionados à sua liquidação; XV - rever, em instância administrativa, o crédito tributário constituído e questionado pelo contribuinte; XVI - aplicar medidas administrativas e penalidades pecuniárias, inclusive a representação para o procedimento criminal cabível nos delitos contra a ordem tributária; XVII - conduzir, promover, examinar, autorizar a negociação para a contratação de empréstimos, financiamentos ou outras obrigações contraídas por órgãos ou entidades da administração pública municipal, relativas a programas e projetos previamente aprovados; XVIII - exercer a orientação, a supervisão e a fiscalização das atividades de administração financeira do Município; XIX - exercer a administração da dívida pública municipal, a coordenação e a execução da política de crédito público, a centralização e a guarda dos valores mobiliários; XX - assessorar o Prefeito Municipal em assuntos relacionados à política tributária, fiscal, econômica e financeira; XXI - exercer a orientação normativa, a supervisão técnica e o controle das atividades contábeis relativas à gestão orçamentária, financeira e patrimonial do Município; XXII - exercer outras atividades correlatas, bem como competências previstas em lei ou Decreto.
Geovana Benedet Zanette, natural de Criciúma, é graduada em Pedagogia, com pós-graduação em Estudos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil e Séries Iniciais, além de especializações em Orientação, Supervisão e Gestão Escolar. Com uma trajetória marcada pelo compromisso com a educação e forte atuação nas comunidades, Geovana assume o desafio de transformar sua experiência em ações práticas para o desenvolvimento do município. Iniciou sua carreira na Rede Municipal de Ensino de Criciúma como professora em 1992. Em 1998, foi eleita diretora da Escola Municipal José Rosso, função que exerceu até 2008. Entre 2009 e 2010, ocupou o cargo de secretária de Educação, trazendo uma visão abrangente e integradora para o fortalecimento da educação municipal.
A Secretaria Municipal da Educação tem por finalidade planejar, dirigir, executar, controlar e avaliar as ações setoriais a cargo do Município relativas à garantia e à promoção da Educação, com a participação da sociedade, com vistas ao pleno desenvolvimento da pessoa e a seu preparo para o exercício da cidadania e para o trabalho, competindo-lhe: I - formular e coordenar a política municipal de educação e supervisionar sua execução nas instituições que integram sua área de competência; II - formular planos e programas em sua área de competência, observadas as diretrizes gerais de governo, em articulação com o Comitê de Governança; III - estabelecer mecanismos que garantam a qualidade do ensino público municipal; IV - promover e acompanhar as ações de planejamento e desenvolvimento dos currículos e programas e a pesquisa referente ao desenvolvimento escolar, viabilizando a organização e o funcionamento da escola; V - realizar a avaliação da educação e dos recursos humanos no setor; VI - desenvolver parcerias com a União, o Estado e organizações nacionais e internacionais, na forma da lei; VII - coordenar a gestão e a adequação da rede de ensino municipal, o planejamento e a caracterização das obras a serem executadas em prédios escolares, o aparelhamento e o suprimento das escolas e as ações de apoio ao aluno; VIII - supervisionar as atividades dos órgãos e entidades de sua área de competência; IX - exercer outras atividades correlatas, bem como outras competências previstas em lei ou Decreto.
Carolina Sônego Spillere, mais conhecida como Dudi, possui mais de 20 anos de experiência na área social, destacando-se por sua dedicação às causas sociais em Criciúma. Formada em Serviço Social pela Unisul em 2004, com especialização em Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) pela SATC em 2013, iniciou sua trajetória profissional como estagiária no Departamento de Habitação do município em 2002. Desde então, ocupou posições estratégicas, incluindo a coordenação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Abrigo Lar Azul e da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, consolidando sua contribuição para a assistência social e o bem-estar da comunidade.
A Secretaria Municipal da Assistência Social tem por finalidade planejar, dirigir, executar, controlar e avaliar as ações setoriais a cargo do Município que visem o fomento e desenvolvimento social da população, por meio de ações relativas às políticas públicas de trabalho, emprego e renda, de assistência social e de promoção e garantia dos direitos humanos, competindo-lhe: I - formular e coordenar a Política Municipal de Desenvolvimento Social relacionada com o trabalho, a geração de emprego e renda, em especial o fomento às políticas de inclusão produtiva, visando a promover o desenvolvimento social nas regiões do Município; II - formular e coordenar a política municipal de desenvolvimento social relacionada à assistência social, apoiar e supervisionar sua execução, direta ou indireta, em sua área de atuação; III - implementar as ações do Município no âmbito do Sistema Único de Assistência Social - SUAS; IV - formular planos e programas em sua área de atuação, observadas as diretrizes gerais do governo; V - promover e divulgar ações que garantam a eficácia das normas vigentes de defesa dos direitos humanos estabelecidos na Constituição da República, na Declaração Americana dos Direitos e Deveres Fundamentais do Homem, na Declaração Universal dos Direitos Humanos e em acordos dos quais o Brasil seja signatário; VI - elaborar e divulgar diretrizes da política municipal de atendimento, promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente e, nos limites de sua atuação, promover a execução das ações respectivas, de forma direta ou indireta; VII - elaborar e divulgar diretrizes da política municipal de atendimento, promoção e defesa da mulher e, nos limites de sua atuação, promover a execução das ações respectivas, de forma direta ou indireta; VIII - elaborar e divulgar diretrizes da política municipal de atendimento, promoção e defesa da pessoa com deficiência e, nos limites de sua atuação, promover a execução das ações respectivas, de forma direta ou indireta; IX - manter atividades de pesquisa e acompanhamento de cenários de direitos humanos, trabalho, emprego e renda e de territórios sociais; X - apoiar ações e projetos voltados para a interiorização do desenvolvimento social; XI - promover e facilitar a intersetorialidade para a implementação das políticas públicas sob sua direção; XII - desenvolver ações de captação de recursos para fundos sujeitos à sua gestão e para projetos específicos; XIII - outras competências previstas em lei ou Decreto.
Claudio Rosso Netto, arquiteto e urbanista, assume um papel de grande relevância para o desenvolvimento urbano de Criciúma. Com vasta experiência na gestão pública, integra desde 2011 a Comissão de Projetos da Administração Municipal, contribuindo tecnicamente para importantes obras que marcaram a história da cidade. Seu compromisso com a gestão pública e a urbanização sustentável está alinhado ao projeto de continuidade do futuro chefe do Executivo. Claudio destacou que suas metas à frente da secretaria estarão em sintonia com o planejamento estratégico da administração, com foco no crescimento ordenado, modernização da infraestrutura urbana e melhoria dos serviços essenciais, promovendo qualidade de vida e desenvolvimento sustentável para a população.
A Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana tem por finalidade planejar, dirigir, coordenar, executar, controlar e avaliar as ações setoriais, a cargo do Município, relativas a obras públicas, competindo-lhe: I - formular, coordenar e programar a política municipal de obras públicas, em articulação com o Comitê de Governança; II - controlar a execução da política municipal de obras nas instituições que compõem a área de sua competência; III - acompanhar as atividades desenvolvidas pelas Intendências para execução, fiscalização e gerência das obras de construção, ampliação, restauração e reforma de prédios e demais obras públicas; IV - programar, coordenar e controlar a execução das obras públicas no Município, em sua área de atuação, e participar da programação e coordenação das atividades a serem executadas nas áreas de saneamento básico e desenvolvimento urbano; V - elaborar normas e padrões técnicos para projetos e tabelas de preços para as obras públicas no Município; VI - buscar modelos de financiamento que assegurem, basicamente, recursos para a manutenção de obras públicas; VII - consolidar mecanismos de articulação institucional entre as esferas de governo, visando à integração do planejamento e da gestão e à viabilização de projetos na área de obras públicas de interesse estratégico para o Município; VIII - acompanhar a execução orçamentária das entidades vinculadas à Secretaria; IX - celebrar, por delegação do Prefeito Municipal, convênios com o Estado e a União para a execução de obras públicas; X - aprovar projetos executivos e especificações técnicas referentes às obras sob sua responsabilidade; XI - autorizar o início, paralisação ou encerramento das obras sob sua responsabilidade; XII - executar atividades correlatas, bem como outras competências, previstas em lei ou Decreto.
José Araújo Pinheiro Neto é procurador efetivo do município de Criciúma. Inicialmente atuando na área de Atos de Pessoal, assumiu recentemente a Procuradoria-Geral no final da última gestão. Formado em Direito, exerce a advocacia autônoma desde 2016 e possui especializações em Direito Público, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito do Trabalho, Direito Previdenciário e Tópicos Avançados de Advocacia Pública. Além de sua carreira acadêmica e profissional, José Araújo foi juiz leigo no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí e estagiou na Procuradoria-Geral do Município de Teresina (PI). Com sólida formação e ampla experiência na área jurídica, José Araújo Pinheiro Neto assume a Procuradoria-Geral com compromisso e responsabilidade, reforçando sua contribuição para o fortalecimento da gestão pública de Criciúma.
Promover o ajuizamento de ações judiciais necessárias à promoção da tutela do município de Criciúma, dentre as matérias de sua competência; Emitir pareceres jurídicos, analisar minutas de projeto de lei, bem como prestar, aos órgãos da Administração Municipal, consultoria e assessoria jurídicas, em relação às matérias afetas a sua unidade; Promover a execução de honorários advocatícios de sucumbência fixados em processos de sua competência; Exercer outras atribuições que lhe forem cometidas pela Procuradoria-Geral do Município.
Alfredo Anselmo Gomes, mais conhecido como Fred Gomes, é especialista em Gestão Pública e Defesa Civil, com ampla experiência em gerenciamento de risco e administração pública ao longo de sua trajetória na Prefeitura de Criciúma. Já atuou como coordenador administrativo dos Conselhos Tutelares, assessor do prefeito Clésio Salvaro e diretor da Defesa Civil. Fred também coordenou o Comitê de Segurança Escolar e está, pelo terceiro mandato consecutivo, à frente da Coordenação Geral do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), indicado pelo prefeito. Foi presidente, por dois anos, do Colegiado de Proteção e Defesa Civil dos Municípios de Santa Catarina, uma posição inédita vinculada à Federação Catarinense de Municípios (FECAM). Fred Gomes assume novamente a direção da Defesa Civil com o compromisso de dar continuidade ao trabalho, focando no gerenciamento de riscos e na atuação direta junto à comunidade de Criciúma.
Realiza ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas, destinadas a evitar ou minimizar os desastres, preservar a moral da população e restabelecer a normalidade social. O trabalho da Defesa Civil, desenvolvido em períodos de normalidade e anormalidade, tem como fim proteger a vida.
Henderson Cirimbelli Giassi é casado e pai de dois filhos. Formado em Administração de Empresas pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), possui uma trajetória marcada pela experiência e dedicação em diferentes setores. Empresário nas áreas de gastronomia, mercado imobiliário e eventos, Henderson também acumula experiência significativa na gestão pública. Atuou como gerente na Secretaria de Desenvolvimento Regional por dois anos e, atualmente, exerce a função de diretor de Patrimônio do Município de Criciúma, cargo que ocupa há mais de uma década, em três gestões do prefeito Clésio Salvaro. Entre 2009 e 2015, foi gerente de Patrimônio do município, destacando-se pela gestão eficiente e transparente de bens públicos e pela organização administrativa.
A Diretoria Executiva de Patrimônio tem por finalidade: I - coordenar, controlar e fiscalizar as atividades correspondentes aos bens móveis e imóveis do Município de Criciúma; II - efetuar a gestão e controle dos bens móveis e imóveis do Município, por meio de registros analíticos de todos os bens de caráter permanente, com indicação dos elementos necessários para a perfeita caracterização de cada um deles e dos agentes responsáveis pela sua guarda e administração; III - acompanhar e adotar as medidas necessárias para a realização de concessão, cessão, desapropriação, usucapião, tramitações cartorárias referentes a todas as transações, permuta, reintegração de posse, aquisição, venda e transferência de bens; IV - fiscalizar as áreas verdes e de utilidade pública do Município, acompanhando as imissões de posse, leilão de imóveis, monitoramento dos próprios municipais; V - coordenar as audiências públicas, quando necessário; VI - avaliar bens imóveis do Município e de particulares, nos casos de revisão de ITBI; VII - realizar vistorias e fiscalizações, cadastramentos, regularizações, transferências, baixas dos inservíveis e leilões dos bens móveis; VIII - exercer a vigilância e monitoramento dos bens públicos, propondo o ressarcimento decorrente de furtos, incêndios ou outras situações imprevistas que venham a gerar perdas patrimoniais ao Município; IX - exercer a gestão e monitoramento da frota municipal, realizando todos os atos necessários para a sua correta utilização; X - gerenciamento dos condomínios públicos; XI - participação na construção dos termos de referência dos processos licitatórios dos bens imóveis e móveis; XII - exercer outras atribuições e competências previstas em lei ou em decreto.
VAGNER ESPÍNDOLA, O VAGUINHO, É CASADO COM GISELE APOLINÁRIO BOLAN E PAI DE QUATRO FILHOS: KALUÁ, KALIN, FRANCISCO E MARIA. FILHO DE GERALDINA E DAVID (IN MEMORIAM), VAGUINHO TEM UMA FORTE LIGAÇÃO COM A FAMÍLIA E COM OS VALORES QUE ELA REPRESENTA. FORMADO EM ADMINISTRAÇÃO, MARKETING, PUBLICIDADE E GESTÃO PÚBLICA, VAGUINHO TAMBÉM POSSUI UM MBA EM GESTÃO DE PROJETOS E GERENCIAMENTO DE CIDADES. SEU PERFIL ACADÊMICO E PROFISSIONAL O PREPAROU PARA DESAFIOS CADA VEZ MAIS COMPLEXOS NA GESTÃO PÚBLICA. EM SUA TRAJETÓRIA NO GOVERNO DE CRICIÚMA, VAGUINHO DESEMPENHOU PAPÉIS FUNDAMENTAIS, COMO CHEFE DE GABINETE, DIRETOR DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS, DIRETOR DE PROJETOS ESPECIAIS, SECRETÁRIO-GERAL DE GOVERNO, SECRETÁRIO DO COMITÊ GESTOR E SECRETÁRIO DA FAZENDA. ENTRE AS MUITAS AÇÕES QUE LIDEROU, DESTACA-SE SUA PARTICIPAÇÃO NA PRIMEIRA OPERAÇÃO DE CRÉDITO INTERNACIONAL QUE O MUNICÍPIO REALIZOU, O FONPLATA, UM MARCO IMPORTANTE NA HISTÓRIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, SOCIAL E SUSTENTÁVEL DA CIDADE. COM UMA TRAJETÓRIA DE SERVIÇO PÚBLICO MARCADA PELA INOVAÇÃO, RESPONSABILIDADE E VISÃO ESTRATÉGICA, VAGUINHO ESPÍNDOLA ASSUME A PREFEITO DE CRICIÚMA PARA O PERÍODO DE 2025, COM O COMPROMISSO DE CONTINUAR O TRABALHO DE TRANSFORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA CIDADE.
I - zelar pela guarda da Constituição, das leis e das instituições democráticas e conservar o patrimônio público; II - cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência; III - proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos; IV - impedir a evasão, a destruição e a descaracterização de obras de arte e de outros bens de valor histórico, artístico ou cultural; V - proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação e à ciência; VI - proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas; VII - preservar as florestas, a fauna e a flora; VIII - fomentar a produção agropecuária e organizar o abastecimento alimentar; IX - promover programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico; X - combater as causas da pobreza e os fatores de marginalização, promovendo a integração social dos setores desfavorecidos; XI - registrar, acompanhar e fiscalizar as concessões de direitos de pesquisa e exploração de recursos hídricos e minerais em seus territórios; XII - estabelecer e implantar política de educação para a segurança do trânsito.
Natural de Criciúma, Tiago Pavan nasceu em 2 de dezembro de 1986. É casado com Jéssica Sartor Pavan e pai de dois filhos: Pietro, de 7 anos, e Heitor, de 2 anos. Filho de Aldo Pavan e Conceição Ferro Pavan, Tiago é graduado em Gestão da Tecnologia da Informação, com especializações em Governança de TI, Gestão Pública e Gerenciamento de Projetos, além de possuir MBA em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Ao longo de sua carreira como profissional de TI, realizou diversos cursos específicos, obtendo certificação internacional ITMP (IT Management Principles). Já atuou como gerente técnico, analista de suporte, implantação e treinamentos, supervisor de TI, diretor executivo de TI e gerente de Escritório de Gestão de Projetos. Desde 2017, durante o governo de Criciúma, ocupou os cargos de diretor de TI, gerente de Escritório de Gestão de Projetos, coordenador do Comitê de Governança e secretário-geral de Governo.
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Thiago Rocha Fabris é graduado em Ciências Econômicas pela UFSC, com mestrado em Economia com ênfase em Finanças e Mercado de Capitais pela mesma instituição, doutorado em Economia Internacional e Industrial pela Escola de Gestão e Negócios da Unisinos e especialização em Data Science Analytics pela USP. Sua trajetória acadêmica inclui atuação como pesquisador no Programa de Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc e como coordenador do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e de Inovação, além do curso de Ciências Econômicas da universidade. Thiago se destaca pelo desenvolvimento de pesquisas e projetos voltados ao desenvolvimento regional e inovação econômica, sendo autor de livros e artigos científicos. No âmbito institucional, exerceu os cargos de pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, de Administração e Finanças e coordenador de Ensino da Unidade de Ciências Sociais Aplicadas da Unesc. Foi também membro do Conselho Econômico da FIESC e dos Conselhos Superior de Administração e Curador da Unesc, consolidando uma carreira marcada pelo compromisso com a gestão estratégica e a economia regional.
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Ademar Silvano Barbosa tem 11 anos de experiência na advocacia e 12 anos de atuação no setor público. Sua trajetória é marcada por comprometimento e dedicação. Atuou como assessor jurídico no Gabinete do Prefeito, consolidando-se como uma referência na área jurídica da administração municipal. Está cursando pós-graduação em Direito e Processo Previdenciário e em Advocacia Estratégica em Direito Administrativo, reforçando sua qualificação técnica e seu compromisso com a busca constante por aprimoramento. Entre as metas para sua gestão estão a padronização de atos oficiais, garantindo que todas as publicações e registros sigam as normas legais, promovendo clareza e acessibilidade para os cidadãos. Ele também assume o compromisso de gerenciar processos de contratação e avaliação de desempenho com foco na eficiência e na meritocracia, buscando valorizar os servidores e otimizar os serviços públicos.
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Jânio César Conti nasceu em São Miguel do Iguaçu, no Paraná, filho de Atanísio Conti e Luiza Dal Pont Conti, ambos já falecidos. Casado com Ana Paula da Silva Conti, é pai de Ana Carolina Conti. Graduado em História e pós-graduado em História do Brasil, Gestão Escolar e Gestão de Projetos, sempre demonstrou compromisso com a educação e o desenvolvimento social de sua comunidade. Atuou como professor na rede pública, privada e em cursos superiores por mais de 18 anos. Em 2011, foi convidado pelo Governo do Estado de Santa Catarina a assumir o cargo de Gerente de Planejamento, Avaliação e Tecnologia na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Criciúma, permanecendo até 2017. Em Criciúma, iniciou sua trajetória profissional como professor, trazendo consigo uma abordagem pedagógica focada no respeito e valorização da história e cultura local. Seu trabalho como educador foi reconhecido pela sua capacidade de inspirar e engajar alunos, além de sua constante busca por inovações no ensino. Em 2019, integrou a Secretaria de Educação de Criciúma, assumindo o cargo de Coordenador de História e Ensino Religioso. Nesse papel, se destacou pela habilidade em coordenar projetos educacionais e trabalhar em conjunto com outros profissionais da área, promovendo melhorias contínuas no ensino da história nas escolas municipais. Em paralelo a essas funções, fez parte de uma equipe de especialistas que, em 2020, escreveu o livro de história "Criciúma, uma História de Todos", um trabalho que resgata a trajetória da cidade nos seus 140 anos de fundação. Em 2022, o livro se tornou material didático na rede municipal de ensino, intitulado "Criciúma, a Cidade da Gente", sendo utilizado por mais de 20 mil alunos e contribuindo significativamente para o entendimento da história local, tornando-se uma importante referência educacional para futuras gerações. A partir de 2020, ingressou na Secretaria da Fazenda, onde passou a atuar diretamente na captação de recursos, convênios e na realização de prestações de contas, papel essencial para a boa gestão pública. Sua competência na área financeira e de gestão de recursos permitiu sua participação em projetos de grande impacto para o município nas áreas da educação, saúde, assistência social e infraestrutura, sempre com postura ética e transparente. Reconhecido por sua capacidade de liderança, tem se destacado também como conselheiro e orientador, oferecendo sua experiência para contribuir com decisões estratégicas e ajudando a transformar projetos em realidade. Sua habilidade em coordenar equipes, captar recursos e tomar decisões estratégicas reflete sua paixão pelo desenvolvimento público e pelo bem-estar da comunidade.
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Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), já ocupou o cargo de Ouvidor-Geral no município de Criciúma. É casado com Amanda Clemens da Rocha, e filho de Sonydelane dos Santos Silva e Luiz Pedro dos Santos. Durante sua trajetória na Prefeitura de Criciúma, foi responsável pelo projeto de reestruturação da Ouvidoria-Geral e pela avaliação de políticas públicas relacionadas a cidades inteligentes. Também participou do comitê de implantação do Modelo de Excelência em Gestão do Governo Federal. Em 2024, participou da visita técnica da Prefeitura Municipal à Croácia e articulou a vinda do Embaixador da Croácia no Brasil a Criciúma, recebendo agradecimento oficial da Embaixada pela assessoria prestada ao Embaixador Croata.
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Formado em Filosofia, com especialização em Administração, Finanças e Gestão de Pessoas, ele possui uma sólida trajetória profissional. Durante 16 anos, atuou como professor universitário, lecionando no Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE) de Orleans e na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) em Criciúma. Além disso, ocupou o cargo de diretor do Colégio Maximiliano Gaidzinski. Já na Eliane Revestimentos Cerâmicos, trabalhou como coordenador de treinamento, gerente de recursos humanos e gerente administrativo. Na esfera pública, teve experiência como secretário de Educação, coordenador do Comitê Gestor e secretário da Fazenda.
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Walter Tiscoski é natural de Criciúma, filho de Afonso Tiscoski e Imelda Back Tiscoski, e casado com Celi Alvina Backes Tiscoski. Com mais de quatro décadas de experiência, construiu uma trajetória sólida nas áreas pública e privada. Atuou no Banco Bradesco em diversas funções administrativas e foi gerente administrativo-financeiro do Jornal da Manhã de Criciúma, além de sócio-proprietário do Supermercado Tiscoski/Backes. Na Prefeitura de Forquilhinha, desempenhou os cargos de secretário-chefe de Gabinete, secretário de Esporte, Cultura e Turismo, e secretário de Planejamento. Também foi diretor executivo da Câmara Municipal de Forquilhinha. No Governo do Estado de Santa Catarina, assumiu o cargo de diretor e, posteriormente, secretário regional da SDR de Criciúma. De 2020 a dezembro de 2024, foi assessor parlamentar do deputado federal Fábio Schiochet e coordenador regional das regiões AMREC e AMESC pelo partido União Brasil.
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Marcos Mendonça é empresário do ramo gastronômico, com sólida experiência nas áreas de turismo e gastronomia. Iniciou sua carreira como fotógrafo, atuando na cobertura de eventos por mais de 30 anos. Há seis anos, decidiu mudar de ramo, investindo em dois estabelecimentos gastronômicos, onde passou a se envolver diretamente com o setor turístico. Com uma visão ampla e inovadora, assume o desafio de fortalecer o turismo local e valorizar o potencial gastronômico de Criciúma.
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Edson da Silva é casado com Noemi da Silva Cabral e pai de Talyta Cabral Silva. Graduado em Administração pela Universidade Paranaense (Unipar), possui pós-graduação em Marketing pela mesma instituição. É também formado em Gestão Comercial pela Escola Superior de Criciúma (Esucri). Edson concluiu MBA em Gestão de Projetos e, atualmente, cursa o mestrado em Sistemas Produtivos pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).
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Gustavo é filho de Aurélio Farias de Medeiros e Albertina Martins de Medeiros. Atuou como presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte (ASTC) de Criciúma de janeiro a maio de 2017. Em seguida, assumiu o cargo de diretor de Trânsito e Transporte do município, posição que ocupou até 2024. Gustavo será o responsável pela Diretoria de Parques e Praças, dedicando-se à gestão e manutenção desses espaços públicos.
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Formado em Administração de Empresas pela UNESC, Vanderlei trabalhou na iniciativa privada por 20 anos. Foi vereador em Criciúma por cinco mandatos consecutivos e também ocupou o cargo de presidente da Câmara de Vereadores. Exerceu o cargo de secretário da Fazenda em Criciúma e, no governo estadual, atuou como secretário-adjunto e diretor de Planejamento e Administração da Secretaria de Justiça e Cidadania. Vanderlei foi gerente de Agricultura e Agronegócio e, agora, assume a Diretoria de Agricultura, com o compromisso de fomentar o setor agropecuário e estimular a produção rural em Criciúma, aplicando sua ampla experiência em gestão pública e desenvolvimento econômico.
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Valdir Martins Anacleto é filho de Valdir Anacleto e Celma Martins Anacleto, casado com Graziela Rodrigues Calegari Anacleto e pai de Letícia Calegari Anacleto. Ao longo de sua trajetória, foi coordenador da Central de Ambulâncias e gerente da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Luzia. Atuou também na Câmara de Vereadores como suplente por dois mandatos, assumindo por 30 dias. Além disso, presidiu a Associação de Moradores do Bairro Mina do Mato por quatro anos, onde aprofundou sua compreensão das demandas das comunidades locais. Com 12 anos de experiência como funcionário público na Prefeitura de Criciúma, Valdir traz energia e compromisso, dedicando-se a trabalhar pelo bem-estar e pelo progresso dos criciumenses.
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Alexandre de Assis Ferreira é formado em Ciências da Computação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e traz mais de 25 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação. Sua trajetória profissional inclui passagens por empresas da região e mais de uma década de atuação na Prefeitura de Criciúma. Durante sua carreira na administração pública, ocupou funções de destaque no setor de TI, foi gerente de Gestão de Projetos (GeProj) e, desde 2019, coordena a área de Transparência, dedicando-se ao aprimoramento das políticas de acesso à informação no município. Sob sua liderança, Criciúma obteve importantes reconhecimentos: 2021: Classificada entre as 10 cidades mais transparentes do Brasil pela Escala Brasil Transparente (CGU). 2024: Conquista do Selo Diamante no Programa Nacional de Transparência Pública (Atricon). Com foco na inovação e compromisso com a cidadania, Alexandre de Assis Ferreira reforça, em sua gestão, o propósito de fortalecer a relação entre a administração pública e a sociedade.
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Conhecido como Celsinho, é formado em Ciências Econômicas e tem uma sólida carreira corporativa, com destaque para sua atuação no setor cerâmico. Ao longo de sua trajetória, ocupou cargos de liderança em grandes empresas, sempre se destacando em funções de gerência e direção. A recém-criada Diretoria de Iluminação Pública e Monitoramento tem como objetivo otimizar a aplicação da taxa COSIP, promovendo melhorias tanto na iluminação pública quanto na implementação de um novo sistema de monitoramento urbano. Com sua experiência e visão inovadora, Celsinho está preparado para transformar a iluminação pública e o monitoramento urbano, trazendo mais eficiência e qualidade para a cidade.
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Marlon é filho de Vicente Araújo e Glória Furukawa de Araújo. Casado com Simone Lemos e pai de Letícia Araújo. Formado em Gestão de Recursos Humanos e pós-graduado em Marketing, Marlon já atuou como gerente comercial na Rádio Eldorado, assessor na Câmara de Vereadores, assessor na Secretaria de Saúde, e, desde 2022, exerceu o cargo de assessor de Desenvolvimento Econômico. É membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, presidente do Conselho Municipal de Inovação e membro da Comissão de Loteamentos do Município. Assumindo a Diretoria de Empreendedorismo, Marlon tem como objetivo fomentar a criação de novos negócios e a expansão da economia local. Sua experiência no desenvolvimento econômico e gestão de projetos será essencial para implementar estratégias que impulsionem o crescimento sustentável e a geração de emprego e renda em Criciúma.
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João Paulo Casagrande da Rosa é engenheiro agrimensor de formação, com MBA em Gestão de Projetos, MBA em Licitações e Contratos e cursando MBA em Obras Públicas. Filho de João da Rosa e Silesia Casagrande, é pai de Lucca Casagrande. Com experiência na área da engenharia desde 2008, João ingressou como profissional no Parque Científico e Tecnológico – IPARQUE na Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, onde atuou por 11 anos. Em 2021, ingressou no governo como gerente de Parcelamento do Solo, implementando técnicas e processos de melhorias nas análises de projetos de loteamento, função que exerceu por 1 ano. Em 2022, assumiu a Direção de Operações de Obras, contribuindo para que os projetos de engenharia e obras do município avançassem com a agilidade necessária. Ele continuará exercendo essa função. Em 2023, atuou como inspetor no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina – CREA-SC. Em 2024, assumiu a presidência do Conselho de Desenvolvimento Municipal – CDM, órgão integrante do Sistema Democrático Municipal, com 70 conselheiros. Uma de suas responsabilidades é acompanhar e deliberar as ações do Plano Diretor Municipal.
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Maurício Guglielmi, nascido em 23 de março de 1994, é advogado, formado em Direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Possui MBA em Licitações e Contratos Administrativos pelo Instituto Brasil de Ensino e Consultoria – IBRA, de Minas Gerais. Com uma trajetória sólida na área de licitações e contratos administrativos desde 2017, atua como pregoeiro desde 2020. Em 2021, foi escolhido para o cargo de coordenador do Colegiado de Agentes de Contratação e Pregoeiros da AMREC – Associação dos Municípios da Região Carbonífera, exercendo o mandato por dois anos. Além disso, Maurício é membro da Comissão Executiva de Finanças do município, contribuindo de forma significativa para a gestão pública com sua expertise técnica e experiência prática. Com dedicação e competência, Maurício Guglielmi assume um papel estratégico para fortalecer a transparência, a eficiência e a legalidade nos processos administrativos e de contratação.
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