O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso da Prefeitura Municipal de Criciúma ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte lateral do site existe uma barra de acessibilidade onde se encontram atalhos de navegação padronizados, a opção para alterar o contraste, aumentar e diminuir fonte, ir para o mapa do site, ir para o VLibras e ter acesso ao Glossário. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Aqui você encontrará diversas informações pertinentes a administração pública municipal conforme preconiza a Lei de Acesso à Informação.
O objetivo de nosso Portal é permitir que o cidadão acesse todas as informações de forma simples, clara e dinâmica.
Tem 59 anos. Casado, tem tres filhos e dois netos. Formado em Economia, com Especisalização Empresarial e Mestrado em Economia Industrial. Foi professor da UNESC durante 20 anos. Trabalha na iniciativa privada há 40 anos. Fez e faz diversos trabalhos sociais, na área da saúde e segurança
Promover o desenvolvimento sustentável, com ênfase no meio ambiente e ecossistemas associados, através de um diálogo permanente com os diversos setores da sociedade, da multiplicação de competência e da promoção do exercício da cidadania.
Tem 37 anos. Casado com Cláudia e pai do Enzo, da Sofia e da Lívia. Formado em Processamento de Dados. Está cursando Sistema de Informação – Faculdade Esucri. Foi Assessor Parlamentar na ALESC e Administrador do Parque das Nações.
Fomento de práticas desportivas formais e não formais, como direito de todos. Tratamento diferenciado para desporto educacional, comunitário e de alto rendimento no município. Proteção e incentivo às manifestações desportivas de criação nacional. Incentivo às competições desportivas regionais e locais. Prática de atividades desportivas pelos municípios, facilitando o acesso às áreas públicas destinadas à prática do esporte. Desenvolvimento de práticas desportivas para pessoas portadoras de deficiência. Conjugação de esforços do poder público e da comunidade para o desenvolvimento do esporte amador de Criciúma. Promoção de articulações entre entidades públicas e organizações da comunidade para a formulação e execução da política municipal de esportes. Mobilizar a opinião pública no sentido da indispensável participação comunitária nos programas esportivos do município. Propiciar a iniciação, formação, treinamento e aperfeiçoamento nas várias modalidades esportivas. Privilegiar a execução da política de recreação, lazer e iniciação esportiva em favor das crianças e dos adolescentes, sobretudo de comunidades carentes, visando seu desenvolvimento psicomotor e sua integração social.
Tem 62 anos. Casado com Anie Juçara e é pai de Paula e Arthur. É formado em Engenharia Civil, com habilitação em Engenharia Sanitária. Presidente da CDL criciuma por dois mandatos. Diretor da ACIC Associação Empresarial de Criciuma.
Promover a produção cultural, sem privilegiar qualquer que seja sua natureza: clássica ou contemporânea; popular ou erudita; profissional ou experimental; consagrada ou emergente. Valorizar as tradições, os fazeres, os saberes de todos os grupos culturais que formam nossa cidade e região. Administrar, enriquecer, proteger e conservar o patrimônio cultural, histórico, artístico e turístico sob sua administração. Instituir e promover uma política de fomento, preservação e divulgação da identidade cultural, social, histórica e artística no município de Criciúma. Fortalecer a cidade como polo de referência para turismo cultural, industrial e de negócios.
Tem 40 anos. É formado em Comunicação Social, Jornalismo pela UNISUL. Pós-Graduado em Comunicação Corporativa e Marketing pela FECAP/São Paulo e em Gestão Estratégica Corporativa pela Faculdade SENAC. Como profissional atuou por 11 anos no grupo RBS. É empresário do setor de Comunicação Corporativa, sendo diretor da Nazario e Bortot Consultoria em Comunicação. Foi diretor de comunicação entre os anos 2011 e 2014 e desde 2018 é o atual Diretor de Comunicação de Criciúma
Coordenar, acompanhar e supervisionar as atividades relacionadas à Diretoria de Comunicação; Formular, integrar e coordenar a política de comunicação da Prefeitura Municipal de Criciúma; Promover a representação do Diretor junto aos órgãos de imprensa, quando solicitado; Coordenar as relações do Gabinete com os demais setores e veículos de comunicação e assessorá-lo quanto ao processo de funcionamento dos veículos de comunicação; Manter atualizado o site institucional no que tange às ações do Gabinete com informações gerais de interesse da comunidade acadêmica; Promover a divulgação dos assuntos de interesse administrativo do Gabinete; Programar e promover a organização de solenidades públicas relacionadas diretamente ao Gabinete; Manter constante contato com órgãos de imprensa, a fim de divulgar as ações institucionais do Gabinete; Organizar as reuniões convocadas pelo Gabinete; Providenciar a cobertura jornalística de atividades e atos do Gabinete; Providenciar e supervisionar a elaboração de material informativo de interesse do Gabinete, a ser divulgado pela imprensa, em observância aos princípios da publicidade e da transparência; Pesquisar matérias veiculadas pela mídia, de interesse do Gabinete e da Prefeitura Municipal de Criciúma; Manter arquivo de documentos, matérias, reportagens, fotografias e informes publicados na imprensa local e nacional e em outros meios de comunicação social, abarcando o que for noticiado sobre a Prefeitura Municipal de Criciúma; Manter o Gabinete informado sobre publicações de seus interesses; Elaborar pareceres, informes técnicos e relatórios, realizando pesquisas, entrevistas, fazendo observações e sugerindo medidas para implantação, desenvolvimento e aperfeiçoamento de atividades em sua área de atuação; Coletar informações, realizando entrevistas, pesquisas e diagnósticos, mantendo o Gabinete e os diretores sistêmicos informados, a fim de propiciar a adequação de suas ações às expectativas da comunidade; Executar outras tarefas correlatas determinadas pela hierarquia superior.
Tem 34 anos. É graduado em Gestão da Tecnologia da Informação, pós-graduado em Governança de TI e possui MBA em Gestão do Conhecimento nas Organizações, além de, possuir certificação internacional ITMP. Possui 18 anos de experiência na área de TI. Entre as premiações que recebeu está o prêmio de CIO destaque de Santa Catarina em 2020 e o Talento Profissional SENAC (etapa local e estadual). Também recebeu a premiação na Feira da Inovação UNESC e ficou classificado entre as 200 ideias mais inovadoras de Santa Catarina no programa Sinapse da Inovação. A diretoria de TI do município também recebeu diversas premiações durante sua gestão.
A Diretoria de Tecnologia da Informação tem como atribuições principais, propor projetos de modernização administrativa, em conjunto com os demais órgãos da prefeitura, de modo a difundir novos métodos e sistemas de trabalho, objetivando a implementação de processos de melhoria contínua dos serviços prestados pela prefeitura à população. Tem como meta também a fixação de normas e procedimentos para a gestão da operação de sistemas informatizados. Realiza em conjunto com os demais órgãos da prefeitura, estudos sobre aquisição de novas tecnologias, envolvendo softwares, gerenciamento de rede e sistemas de comunicação de dados. Promove a segurança e a integridade dos dados e informações residentes nos sistemas informatizados da prefeitura; por fim presta suporte e assistência técnica aos usuários, com vistas à utilização eficaz dos recursos de TI disponíveis.
Nascida em Forquilhinha no dia 11/12/1958, dedica a maior parte da trajetória profissional ao setor de licitações. Trabalhou na área nas prefeituras municipais de Forquilhinha (1990 a 2001) e de Criciúma (desde 2001). Graduou-se em Processos Gerenciais pela Uniasselvi/Esucri e é pós-graduada em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ao longo da carreira como servidora pública, fez mais de 30 cursos específicos, nos níveis estadual e federal. Antes de ingressar no poder público, trabalhou no Hospital São José, onde empregou-se pela primeira vez, aos 17 anos.
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Tem 41 anos. Trabalhou no banco Bradesco de 2004 a 2012, onde atuou em diversos setores. Desde 2017 está no cargo de Diretor da Diretoria de Trânsito e Transporte de Criciúma. Atualmente está cursando gestão pública.
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Tem 55 anos, casada com Cleber José Baldoni Gomes, têm dois filhos, Maria Alice e João Pedro. Graduada em Engenharia de Agrimensura. Tem especialização em obras rodoviárias e mestranda em PPGEMM pela UFRGS. Ingressou no serviço público como desenhista na CODEPLA em 1984 até sua extinção, quando foi incorporada ao município. Foi diretora técnica CODEPLA, Secretária Municipal de Obras e Secretária Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana - município de Criciúma. Em 2019 recebeu o título de cidadã honorária, concedido pela câmara de vereadores.
A Secretaria-Geral é uma unidade administrativa ligada à organização do Gabinete do Prefeito, que tem como finalidade prestar assessoramento direto e fornecer apoio administrativo ao Prefeito Municipal. Sendo que, toda e qualquer ação que tem como organograma/destino o Gabinete do Prefeito, deve ser analisada pelo Secretário-geral, que dá sobre o tema, sua ciência e seu parecer; sempre fundamentado. Dessa forma, além de dar os andamentos aos requerimentos realizados ao Gabinete tanto fisicamente, como pelo Protocolo Online e atendimento externo/interno, a Secretaria-Geral também possui suas atividades administrativas, vejamos: 1. Auxiliar na elaboração de Portarias, Decretos, Comunicados, Memorandos Circulares, Ofícios, Processos Administrativos, Processos Administrativos Disciplinares e Processos de Sindicância ligados a pasta e as suas finalizações com as assinaturas, seja digitais os físicas. 2. Encaminhamento, e acompanhamento de Projetos de Lei, requerimentos e indicações da Câmara de Vereadores de Criciúma; 3. Acompanhamento de requerimentos, recomendações, respostas e diversos documentos relacionados ao Ministério Público, que tem que sempre ser resguardado e conferido pelo Gabinete do Prefeito, através da Secretaria-Geral. Portanto, para enfatizar, quaisquer assunto da qual necessite do Gabinete do Prefeito, de imediato, deve ser repassado ao Secretário-Geral.
Formado em Administração com especialização em Gestão Pública e Hospitalar! Secretário de Estado da Saúde, Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Secretário de Articulação Nacional, Vereador, Deputado Federal e atualmente Secretário de Saúde do municipio.
Exercer a condução da política do Sistema Municipal de Saúde (SMS) através do papel de autoridade sanitária no território de Criciúma, nos termos da legislação em vigor.
É graduado em filosofia com especialização em administração pela Fundação Severino Sombra RJ e gestão de pessoas pela FGV. Atuou grande parte da sua vida profissional na iniciativa privada - na Eliane S/A, Coordenador do Comitê Gestor na gestão 2009/2012; Coordenador do Comitê Gestor em 2017 e Secretário da Fazenda de 2018 a 2020, todos cargos na Prefeitura Municipal de Criciúma.
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Tem 59 anos. Casado com Jucelia e pai de Douglas e Victor. Formado em Administração. Empresário, já foi presidente do Hospital São Donato de Içara, Secretário de Saúde de Criciúma, é Vereador reeleito e foi Presidente da Câmara de Vereadores e foi Prefeito interino da cidade.
Oportunizar educação pública de qualidade, com ênfase no processo de construção de conhecimento para a formação humana.
Tem 33 anos. É advogado formado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC); graduando em Gestão Pública; sócio administrador no Escritório de Advocacia Alfredo da Rosa & Ferreira; Diretor Associação Moradores Bairro Ceará; Diretor do Círculo Operário Criciumense.
I - Formular e coordenar a política municipal de desenvolvimento social relacionada com o trabalho, a geração de emprego e renda, em especial o fomento às políticas de inclusão produtiva, visando a promover o desenvolvimento social nas regiões do município; II - Formular e coordenar a política municipal de desenvolvimento social relacionada à assistência social, apoiar e supervisionar sua execução, direta ou indireta, em sua área de atuação; III - implementar as ações do município no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); IV - Formular planos e programas em sua área de atuação, observadas as diretrizes gerais do governo; V - Promover e divulgar ações que garantam a eficácia das normas vigentes de defesa dos direitos humanos estabelecidos na Constituição da República, na Declaração Americana dos Direitos e Deveres Fundamentais do Homem, na Declaração Universal dos Direitos Humanos e em acordos dos quais o Brasil seja signatário; VI - Elaborar e divulgar diretrizes da política municipal de atendimento, promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente e, nos limites de sua atuação, promover a execução das ações respectivas, de forma direta ou indireta; VII - elaborar e divulgar diretrizes da política municipal de atendimento, promoção e defesa da mulher e, nos limites de sua atuação, promover a execução das ações respectivas, de forma direta ou indireta; VIII - elaborar e divulgar diretrizes da política municipal de atendimento, promoção e defesa da pessoa com deficiência e, nos limites de sua atuação, promover a execução das ações respectivas, de forma direta ou indireta; IX - Manter atividades de pesquisa e acompanhamento de cenários de direitos humanos, trabalho, emprego e renda e de territórios sociais; X - Apoiar ações e projetos voltados para a interiorização do desenvolvimento social; XI - promover e facilitar a intersetorialidade para a implementação das políticas públicas sob sua direção; XII - Desenvolver ações de captação de recursos para fundos sujeitos à sua gestão e para projetos específicos.
Casado com Liziane e pai de Maria Luiza e Isabella. formado em Administração e Mobilidade de Trânsito. Trabalhou por 15 anos na CIRETRAN de Criciúma. Foi Vereador por dois mandatos, sendo Presidente do Legislativo em 2020.
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É graduada em Direito. Pós-graduada pela escola do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Exerceu o cargo de Assessora Jurídica da Procuradoria-Geral do estado do Rio Grande do Sul. Foi advogada e chefe do setor jurídico da CODEPLA, onde trabalhou de 2003 a 2007. Em 2004 foi aprovada em concurso para a Procuradoria-Geral do município. Em 2017 assumiu o cargo de Procuradora-Geral do município, cargo que exerce até os dias atuais. Atua como Presidente da Câmara de Conciliação de Precatórios e Presidente da Comissão de Análise e Gerenciamento dos Imóveis Abandonados (CAGIM), e participou como membro do Conselho Municipal de Contribuintes de Criciúma até 2020.
Promover o ajuizamento de ações judiciais necessárias a promoção da tutela do município de Criciúma, dentre as matérias de sua competência; Emitir pareceres jurídicos, analisar minutas de projeto de lei, bem como prestar, aos órgãos da Administração Municipal, consultoria e assessoria jurídicas, em relação às matérias afetas a sua unidade; Promover a execução de honorários advocatícios de sucumbência fixados em processos de sua competência; Exercer outras atribuições que lhe forem cometidas pela Procuradoria-Geral do Município.
Tem 54 anos de idade. É suplente de vereador e tem passagem por setores importantes do Executivo Municipal
Foi Assessor Parlamentar na Assembleia Legislativa do estado de Santa Catarina – ALESC e também no Legislativo de Criciúma.
Tem 38 anos. É Técnico em Eletrônica, graduado em Sistema de Informação, pós graduado em Gestão Pública. Deixa a Assessoria do Prefeito Clésio Salvaro, onde atuou de 2018 a 2020.
É casado com Ediléia, com quem tem dois filhos, Luiz André e Beatriz. É formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela UNISUL, é pós-graduado em Marketing Digital e redes sociais. Trabalhou em diversos veículos de comunicação com destaque nacional no SBT e TV Cultura. Foi assessor da Presidência na Câmara de Vereadores, Secretário de Comunicação da Prefeitura e Coordenador do Procon, todos em criciúma. Foi candidato a vereador em 2020, ficando na primeira suplência.
45 anos. É casado com Gisele e pai de Kaluá, Kalin, Francisco e Maria. É formado em administração; marketing e publicidade e gestão pública. possui MBA em gestão de projetos e gerenciamento de cidades. Foi chefe de gabinete em Siderópolis e Criciúma, assessor parlamentar na Assembléia Legislativa do estado de SC; diretor de captação de recursos na Prefeitura Municipal de Criciúma; secretário da fazenda em Treviso e Secretário Geral aqui no município.